Programa de Bolsas de Estudo França-Moçambique

  • Entre Outubro e Dezembro de 2020, já me candidatei à campanha de bolsas de estudo do governo francês para estudar em França para 2021/2022. É a mesma campanha? Tenho de voltar a candidatar-me?

Note que esta campanha de Bolsas de Estudo proposta pelas empresas Total e Société Générale é diferente da campanha de bolsas de estudo do Governo Francês que foi encerrada no dia 11 de Dezembro de 2020. Se o seu perfil pode ser adequado para estas bolsas propostas pelas empresas, convidamo-lo a apresentar a sua candidatura em linha aqui: www.bolsasparafranca.com

  • Como será a estadia em França com a crise sanitária da Covid-19 em França?

A evolução da situação sanitária será seguida de perto pela Embaixada de França em Moçambique e pelas empresas para assegurar o melhor desenvolvimento possível das mobilidades. É de notar que todos os bolseiros do governo francês seleccionados para iniciar os seus estudos em Setembro/Outubro de 2020 chegaram a França e estão actualmente a frequentar a escola nesse país.

  • Criei a minha conta em linha mas não recebi um e-mail de confirmação para activar a minha conta.

Por favor, verifique a sua caixa de entrada para correio não solicitado. Caso contrário, certifique-se de que o endereço de correio electrónico fornecido está correcto.

  • Qual deve ser a língua da formação desejada em França?

Pode candidatar-se a formação em francês e/ou inglês. Consulte a página Estudar em França para saber como procurar a sua formação universitária em França.

  • Que nível de proficiência em francês e/ou inglês é necessário para a obtenção de uma bolsa de estudo?

O nível de proficiência em francês e/ou inglês exigido deve ser consistente com o programa de estudo a ser seguido. O domínio exclusivo do português não será suficiente.

A entrevista com a Total será conduzida em inglês. Cursos de francês serão planeados antes da mobilidade em França para se preparar para a vida em França.

  • Se estou a inscrever-me num programa leccionado em inglês, posso candidatar-me a uma bolsa de estudo?

Sim, se inscrever-se num programa oferecido por qualquer instituição de ensino superior francesa e se a sua candidatura preencher os critérios de elegibilidade. O programa considerado deve ser um programa de “licence”, "bachelor universitaire de technologie" ou “master”.

  • Não vou receber o meu diploma antes do dia 28 de Fevereiro de 2021 (12° classe, licenciatura, mestrado). Posso-me candidatar?

A transcrição e a lista de áreas estudadas serão essenciais para a avaliação da sua candidatura. No entanto, se não receber o seu diploma antes do dia 28 de Fevereiro de 2021, pode candidatar-se com os documentos que possui actualmente (transcrição, diploma anterior se aplicável).

O último diploma obtido será exigido se a sua candidatura estiver pré-seleccionada.

  • A confirmação da obtenção de uma bolsa de estudo dá-lhe automaticamente o direito de se inscrever num curso de formação em França?

Os critérios e prazos de selecção são diferentes para cada curso e instituição de ensino superior em França. As bolsas de estudos só serão confirmadas se um laureado estiver oficialmente inscrito no programa de estudos escolhido, antes da sua partida para França.

Os bolseiros serão acompanhados na procura de formação e no procedimento de registo pela Embaixada de França em Moçambique e pelas empresas.

  • Entre os critérios mencionados, quais são os mais decisivos para a atribuição da bolsa de estudo?

O CV e a carta de motivação são obrigátorios para avaliar a candidatura.

Cada critério (excelência do candidato, qualidade do projecto de estudos, motivações do candidato, nível de proficiência em línguas estrangeiras) é decisivo.

  • Qual é a média mínima exigida para candidatar-se?

Não há uma media mínima imposta para concorrer. As candidaturas são avaliadas segundo o projecto académico, a motivação e a relevância do projecto profissional para Moçambique.

  • Que forma deve assumir a apresentação do projecto pessoal?

A apresentação do projecto pessoal (planos futuros) deve fornecer ao Conselho Consultivo elementos chaves que ajudarão a avaliar as escolhas do candidato em termos de universidade de acolhimento, de currículo, de tema de investigação no que diz respeito aos seus estudos anteriores. Esta apresentação deve destacar claramente a motivação do candidato. Não há requisitos específicos relativos a esta forma de apresentação.

  • O que está incluído numa bolsa de estudos completa?

A bolsa de estudo prevê um subsídio mensal (suficiente para cubrir todas as despesas de subsistência e o alojamento), uma cobertura de segurança social para toda a estadia em França, uma isenção de despesas de escolaridade (até 5.000 euros), a prioridade no alojamento em residência estudantil e um bilhete de avião de ida e volta França-Moçambique.

A bolsa de estudo não inclui o custo do alojamento.

  • E se eu não quiser fazer parte do programa específico organizado para os laureados para o período entre Abril e Julho de 2021?

O programa foi concebido para preparar e equipar melhor os estudantes para se integrarem na vida em França e no mundo do trabalho após os seus estudos. A participação em cada aspecto deste programa é condicional para a atribuição final desta bolsa de estudo. Isto também se aplica aos candidatos em lista de espera.

  • O que acontece se eu não for capaz de completar os meus estudos em França?

Uma forte motivação, um projecto pessoal maduro e um compromisso de completar um programa de estudos fazem parte dos critérios de selecção dos laureados. A bolsa de estudo pode ser terminada a qualquer momento se o laureado não estiver a cumprir os seus requisitos de estudo.

  • Após a conclusão dos estudos em França, é obrigatório voltar a Moçambique?

O objectivo é regresser a Moçambique e contribuir para o desenvolvimento do país.

  • Qual é a política do Programa de Bolsas de Estudo França - Moçambique relativamente às mulheres e às pessoas anteriormente desprivilegiadas?

Encorajamos fortemente todos os candidatos, incluindo pessoas com deficiência, estudantes do sexo feminino e estudantes de meios desfavorecidos a candidatarem-se ao Programa de Bolsas de Estudos.

  • Posso dirigir-me à embaixada para obter informação ou para apresentar a minha candidatura?

Não há necessidade de ir à embaixada, por favor consulte este website. Não é aceite qualquer candidatura em papel, a candidatura é exclusivamente online.