Perguntas frequentes
- Já me candidatei à campanha de bolsas de estudo do ano passado para estudar em França em 2023-2024. Posso voltar a candidatar-me?
Sim. Note que esta campanha de Bolsas de Estudo é uma nova edição. Pode com certeza voltar a candidatar-se este ano para estudar em França em 2025-2026: www.bolsasparafranca.com
- Criei a minha conta online mas não recebi um e-mail de confirmação para activar a minha conta.
Por favor, verifique a sua caixa de entrada para correio não solicitado. Caso contrário, certifique-se de que o endereço de correio electrónico fornecido está correcto.
- Qual deve ser a língua do curso desejada em França?
Pode candidatar-se ao curso em francês e/ou inglês. Consulte a página Estudar em França para saber como procurar o seu curso universitário em França.
- Que nível de proficiência em francês e/ou inglês é necessário para a obtenção de uma bolsa de estudo?
O nível de proficiência em francês e/ou inglês é exigido pelas universidades e é consistente com o programa de estudo a ser seguido. O domínio exclusivo do português não será suficiente.
Alguns financiadores propõem aulas de francês serão planeados antes da mobilidade em França para se preparar para a vida em França. Mas convidamos os candidatos à já reforçar o seu nível de francês. Para saber mais sobre as aulas de francês no Centro Cultural Franco-Moçambicano : https://www.ccfmoz.com/espaco-...
Os financiadores não propõem aulas de inglês. Quem pretende fazer um curso em inglês tem que ter o nível exigido pela universidade, geralmente o nível B2.
- Se estou a inscrever-me num programa leccionado em inglês, posso candidatar-me a uma bolsa de estudo?
Sim, se inscrever-se num programa oferecido por qualquer instituição de ensino superior francesa e se a sua candidatura preencher os critérios de elegibilidade. O programa considerado deve ser um programa de “licence”, "bachelor universitaire de technologie" ou “master” ou "doctorat".
Os financiadores não propõem aulas de inglês. Quem pretende fazer um curso em inglês tem que ter o nível exigido pela universidade, geralmente o nível B2.
- Não vou receber o meu diploma antes do dia 19 de Janeiro de 2025 (12° classe, licenciatura, mestrado). Posso-me candidatar?
Sim. A transcrição (declaração de notas) e a lista de áreas estudadas serão essenciais para a avaliação da sua candidatura. No entanto, se não receber o seu diploma antes do dia 19 de Janeiro de 2025, pode candidatar-se com os documentos que possui actualmente (transcrição, diploma anterior se aplicável).
O último diploma obtido será exigido se a sua candidatura estiver pré-seleccionada.
- A confirmação da obtenção de uma bolsa de estudo dá-lhe automaticamente o direito de se inscrever num curso de formação em França?
Não. Os critérios e prazos de selecção são diferentes para cada curso e instituição de ensino superior em França. As bolsas de estudos só serão confirmadas se um laureado estiver oficialmente inscrito no programa de estudos escolhido, antes da sua partida para França.
Os bolseiros serão acompanhados na procura do curso e no procedimento de registo pela Embaixada de França em Moçambique e pelas empresas.
- Entre os critérios mencionados, quais são os mais decisivos para a atribuição da bolsa de estudo?
O CV e a carta de motivação são obrigatórios para avaliar a candidatura.
Cada
critério (excelência do candidato, qualidade do projecto de
estudos, motivações do candidato, nível de proficiência em
línguas estrangeiras) é decisivo.
- Qual é a média mínima exigida para candidatar-se?
Não há uma media mínima imposta para concorrer. As candidaturas são avaliadas segundo o projecto académico, a motivação e a relevância do projecto profissional para Moçambique.
- Que forma deve assumir a apresentação do projecto pessoal?
A apresentação do projecto pessoal (planos futuros) deve fornecer ao Conselho Consultivo elementos chaves que ajudarão a avaliar as escolhas do candidato em termos de universidade de acolhimento, de currículo, de tema de investigação no que diz respeito aos seus estudos anteriores. Esta apresentação deve destacar claramente a motivação do candidato. Não há requisitos específicos relativos a esta forma de apresentação.
- O que está incluído numa bolsa de estudos completa?
A bolsa de estudo prevê um subsídio mensal (suficiente para cobrir todas as despesas de subsistência e o alojamento), uma cobertura de segurança social para toda a estadia em França, uma isenção de despesas de escolaridade (até 5.000 euros), a prioridade no alojamento em residência estudantil e um bilhete de avião de ida e volta França-Moçambique.
A bolsa de estudo não inclui o custo do alojamento ou alimentação.
- E se eu não quiser fazer parte do programa específico organizado para os laureados para o período entre Abril e Julho de 2025?
O
programa foi concebido para preparar e equipar melhor os estudantes
para se integrarem na vida em França e no mundo do trabalho após os
seus estudos. A participação em cada aspecto deste programa é
condicional para a atribuição final desta bolsa de estudo. Isto
também se aplica aos candidatos em lista de espera.
- O que acontece se eu não for capaz de completar os meus estudos em França?
Uma forte motivação, um projecto pessoal maduro e um compromisso de completar um programa de estudos fazem parte dos critérios de selecção dos laureados. A bolsa de estudo pode ser terminada a qualquer momento se o laureado não estiver a cumprir os seus requisitos de estudo.
- Após a conclusão dos estudos em França, é obrigatório voltar a Moçambique?
O objectivo é regressar a Moçambique e contribuir para o desenvolvimento do país.
- Qual é a política do Programa de Bolsas de Estudo França - Moçambique relativamente às mulheres e às pessoas anteriormente desfavorecidas?
Encorajamos fortemente todos os candidatos, incluindo pessoas com deficiência, estudantes do sexo feminino e estudantes de meios desfavorecidos a candidatarem-se ao Programa de Bolsas de Estudos.
- Posso dirigir-me à embaixada para obter informação ou para apresentar a minha candidatura?
Não há necessidade de ir à embaixada, por favor consulte este website. Não é aceite qualquer candidatura em papel, a candidatura é exclusivamente online.