Programa de Bolsas de Estudo França-Moçambique

Sistema universitário francês

O ensino superior em França adoptou o sistema “Licence-Master-Doctorat” (LMD). A maioria dos diplomas permite aos estudantes obter créditos ECTS (“European Credits Transfer System”) reconhecidos em muitos países da União Europeia e do mundo.

A organização de estudos universitários em três ciclos é comum à maioria dos países da União Europeia. O sistema LMD permitiu normalizar os ciclos e organizar o reconhecimento dos diplomas entre países. Facilita a mobilidade dos estudantes na Europa, bem como no resto do mundo.

A obtenção de diplomas LMD está ligada ao número de semestres de estudo completados desde a entrada no ensino superior. Cada semestre permite a validação de 30 créditos ECTS que podem ser capitalizados e transferidos de um país para outro.

Sistema univ FR6

Sistema académico francês

Encontrar uma formação universitária

Cada instituição define os seus próprios critérios de admissão, em função dos antecedentes do estudante e dos requisitos da formação desejada. Apenas a instituição de acolhimento está autorizada a aceitar ou rejeitar um candidato.

Total oferece 40 bolsas de estudo para cursos universitários, níveis "bachelor universitaire de technologie", "master" e excepcionalmente de "doctorat", em francês e/ou inglês.

Société Générale oferece 1 bolsa de estudo para "master" em francês e/ou inglês.

  • Formação a nível de “bachelor universitaire de technologie”

O “Bachelor Universitaire de Technologie” (B.U.T.) é um diploma francês de nível superior reconhecido, cujo curso é ministrado em Institutos Superiores de Tecnologia. Com uma duração de 3 anos, o curso oferece um acompanhamento individualizado e ambiente académico de dimensão humana, baseados em competências e propício para o trabalho em modo projecto. Esse programa nacional permite a profissionalização através da aquisição de competências reconhecidas e procuradas pelos meios socioprofissionais.

As especialidades e os percursos de B.U.T. são consultáveis aqui: https://but.iut.fr/les-specialites-et-les-parcours/

Os candidatos pré-seleccionados para uma bolsa de estudo nível "Bachelor Universitaire de Technologie" serão encaminhados para uma formação e um Instituto Universitário de Tecnologia em França, dependendo do seu perfil, pela Total e pela Embaixada de França.

Por este motivo, os candidatos não devem candidatar-se a cursos de formação. No entanto, é fortemente recomendado que se informem sobre os percursos a fim de orientar a sua carta de motivação e apresentar os seus objectivos profissionais.


  • Formação a nível de “master”

Consultar o catálogo https://cataloguelm.campusfrance.org/master/. A interface está disponível em francês e inglês, pode filtrar as suas pesquisas por palavras-chave, campos de estudo e áreas geográficas.

Cada universidade e formação em França tem um calendário e critérios de recrutamento específicos, consulte os sítios web ou contacte as universidades. A confirmação da matrícula numa instituição de ensino superior será obrigatória para a confirmação da atribuição da Bolsa de Estudo.

Por conseguinte, recomendamos vivamente que contacte as universidades em França e proceda as diligências necessárias agora, antes da pré-selecção.


  • Formação a nível de “doctorat”

O "doctorat" é uma formação através da investigação, num laboratório de investigação e é organizado por uma das 270 escolas de "doctorat" em França. Este trabalho é coroado com a defesa de uma tese perante um júri. O "doctorat" é preparado em todas as universidades, bem como na maioria das grandes escolas de engenharia e gestão, que estão geralmente associadas a uma universidade.

Saber mais sobre o funcionamento do "doctorat" em França: https://www.campusfrance.org/fr/comment-fonctionne-doctorat-France

  • Formação em inglês a todos os níveis

Consultar o catálogo http://taughtie.campusfrance.org/tiesearch/. Pode filtrar as suas pesquisas por tipo de grau e campo de estudos. Recolhe mais de 1 400 ofertas de formação dadas em inglês (total ou parcialmente) que pode frequentar numa instituição de ensino superior francesa.